segunda-feira, 12 de agosto de 2013

16/08/2013 - SEXTA: Receita: macarons os charmosos docinhos franceses


Super charmoso e saboroso, o macaron é um docinho tipicamente francês que vem fazendo sucesso em terras brasileiras. "Os macarons estão em evidência em casamentos e eventos em geral pelo sabor inconfundível e seu efeito visual que embeleza a mesa de doces", diz a especialista em culinária Gisele Ringwalt, da loja Les Amies Doces, de Blumenau (SC). Além disso, é uma lembrança fofa que já começa a substituir o clássico bem-casado em casamentos mais requintados!

Ingredientes:

Para a massa de macaron
· 200 g de farinha de amêndoa
· 200 g de açúcar de confeiteiro
· 4 claras de ovos tamanho grande
· 50 g de açúcar granulado
· 1 colher de café de corante alimentício
· 4 folhas de papel-manteiga
· 2 sacos de confeitar tamanho grande
· 4 assadeiras de 30 x 45cm
· Espátula

Para o recheio de ganache de chocolate 
· 200 g de chocolate meio amargo picado
· 200 g de creme de leite

Modo de Preparo:

Para a massa de macaron

1. Peneire toda a farinha de amêndoas em um recipiente, e depois faça o mesmo com o açúcar de confeiteiro. Misture os dois ingredientes. Reserve





2. Na batedeira, em velocidade média, bata as 4 claras por 2 minutos, até que ela fique com uma consistência espumosa. Com a batedeira funcionando, adicione 1 colher de sopa de açúcar granulado e bata por 30 segundos. Repita o processo até terminar o açúcar.



3. Adicione as claras batidas com o açúcar granulado à mistura de farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro. Junte 1 colher de café de corante alimentício (se quiser dar mais cor, use colher de sobremesa). Faça movimentos circulares com a espátula, mexendo delicadamente até a massa ficar uniforme. Não mexa demais! Se a massa ficar líquida, é sinal que passou do ponto.


4. Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 180 °C. Coloque uma folha de papel-manteiga em cada assadeira. Despeje a massa no saco de confeitar e faça 100 círculos de massa do tamanho de uma tampinha de garrafa pet - deixe uma distância de um dedo entre eles. Leve a massa ao forno por 12 minutos. Espere esfriar por 10 minutos, antes de montar os macarons e de acrescentar o recheio.


Para o recheio de ganache de chocolate 

Em banho-maria, misture o chocolate meio amargo picado e o creme de leite, até que o chocolate esteja totalmente derretido, e a consistência da mistura esteja líquida. Deixe esfriar por 10 minutos. Coloque a mistura em um recipiente fechado com tampa e leve-o à geladeira. Deixe refrigerar por 24 horas.

Montagem

Coloque o ganache de chocolate em um saco de confeitar grande e distribua-o em 50 metades. "O recheio deve ter o tamanho de uma uva itália", observa Gisele. Depois, é só cobrir com a outra metade de macarons, pressionando levemente para que o ganache se espalhe uniformemente. "Leve os macarons em um recipiente fechado para refrigerar na geladeira por duas horas, o que ajuda o recheio aderir à massa", diz Gisele.

Fonte: MdeMulher


O conjunto da Maxwell Williams, todo em aço e inox, é ideal para deixar seus coquetéis ainda mais gostosos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário