sexta-feira, 30 de agosto de 2013

10/09/2013 - TERÇA: Confira os objetos mais diferentes do mundo do design


Seis renomados designers a elegerem uma peça radical o bastante para quebrar paradigmas ou, ao menos, suscitar o novo – ontem e hoje. Detalhe: as indicações não poderiam ser de suas próprias autorias. Confira as escolhas!


Large Bookworm (1993)
“Quando penso em uma peça radical, a primeira que me vem à cabeça é esta estante modular de Ron Arad, criada originalmente com aço bruto e flexível [hoje, é produzida pela Kartell com PVC colorido]. Ela pode ter sua utilidade ou simplesmente ser deixada como uma escultura na parede. É preciso que nos questionemos sobre como fazer uso de um determinado objeto. A abordagem escultural da peça alterou o significado da palavra design e nos permitiu ir mais longe: explorar uma forma que acaba não necessariamente servindo a seu propósito, mas ficando na fronteira com a arte.”
Noé Duchaufour-Lawrance



Canvas (2013)
“A coleção Canvas, criação de Naoki Ono e Yuki Yamamoto, do estúdio YOY, foi atração no último Salão Internacional do Móvel, em Milão. São elementos lúdicos, com os quais o usuário pode interagir ao jogar o corpo e sentar-se sobre a tela, que cede até atingir um ponto máximo de elasticidade. Feitas de alumínio, madeira e tecido elástico impresso, as três peças da coleção oferecem uma verdadeira ilusão de óptica. Trata-se de uma ideia incrível, inovadora e funcional dessa dupla de japoneses.”
Pedro Franco




Gommapiuma Décor (2012)
“O italiano Massimiliano Adami trabalha com duas vertentes: a forma é encontrada por meio do material, e a cor, que muitas vezes dilui o desenho, serve como ferramenta de atração. Um exemplo é este assento feito basicamente de poliuretano macio em diferentes matizes. Certamente influenciados por Fernando e Humberto Campana, seus projetos refletem uma pesquisa de materiais que se autoestruturam. São objetos sem ‘esqueleto’. Eles não precisam exibir explicações ou conceitos elaborados, embora guardem um universo estético rico e complexo.”
Rodrigo Almeida




Apple Macintosh 128K (1984)
“Este produto mudou e desenhou o futuro do computador pessoal, estimulando um novo caminho para nossa forma de trabalhar, interagir, pensar e agir na sociedade contemporânea. Foi o primeiro computador com preço acessível a oferecer uma interface gráfica para o usuário. Sua construção se deu com o chip Motorola 68000, significativamente mais rápido que os processadores anteriores, rodando a 8 MHz. Ele vinha em uma pequena caixa bege. Lá estavam o monitor preto e branco, teclado, mouse e uma unidade de disquete.”
Nika Zupanc

Fonte: Casa Vogue


Cozinhar com estilo é muito mais gostoso! Visite o site da Villa Casa e deixe sua cozinha muito mais estilosa ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário