sábado, 6 de julho de 2013

22/07/2013 - SEGUNDA - Saiba a importância de ter uma tábua de para cada alimento


Devemos separar as tábuas de cortes por grupo de alimento da mesma forma que não devemos guardar os alimentos misturados na geladeira e utilizar utensílios sem a higiene necessária para evitar a contaminação cruzada. Basicamente, contaminação cruzada é a transferência de microorganismos de um local para o outro através de meios comuns entre o contaminante o e contaminado. A alta temperatura do cozimento elimina os microorganismos nocivos à saúde e cortar um alimento cru, por exemplo, com a mesma faca que corta um alimento assado sem antes lavar, pode causar sérios riscos à sua saúde.


Algumas dicas para evitar a contaminação cruzada:

  • Utilize diferentes tábuas de corte para os diferentes grupos de alimentos;
  • Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes bem fechados;
  • Lavar bem os utensílios e as mãos antes e depois de manipular alimentos;
  • Guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes. É mito que não se pode guardar alimentos quentes na geladeira. Na realidade, quanto mais tempo em temperatura ambiente, mais as bactérias vão se proliferar. O único mal que há é que sua geladeira precisará de mais energia elétrica para resfriar o alimento quente;
  • Troque suas tábuas de corte (plástico ou madeira) com frequência;
Tábuas de Corte

Temos hoje no mercado basicamente 3 tipos de tábuas de corte: as de madeira, plástico e vidro. Vamos aos prós e aos contras de cada uma?

Madeira: Com o uso constante, a faca deixa alguns sulcos na madeira, facilitando a penetração das bactérias e dificultando a higienização do utensílio. Além disso, sempre que lavar a tábua de madeira, deve-se deixa-la para secar ao sol, de modo que seque por completo e não se torne um local propício para fungos e bactérias. Deve ser trocada regularmente.

Plástico: Da mesma forma que a madeira, a faca deixa alguns sulcos no plástico, facilitando a penetração das bactérias e dificultando a higienização do utensílio. São leves e práticas. Deve ser trocada regularmente.

Vidro: A tábua de vidro não é cortada pela faca e é um material de muito fácil higienização. Por outro lado, é mais pesada, o alimento tende a ‘escorregar’ um pouco em cima dela, e pode quebrar, causando acidentes. Existem no mercado diversas cores e estampas divertidas :)

As tábuas coloridas têm um padrão internacional de cores, que é o seguinte:
Branca: laticínios
Bege: assados / embutidos
Amarela: aves
Azul: peixes / frutos do mar
Verde: vegetais
Vermelha: carnes

Agora ficou mais fácil escolher qual será sua próxima tábua!

Fonte: Panela de Barros


A Villa Casa tem várias opções de copos e taças para diversas ocasiões, venha equipar sua casa com nossa seleção de produtos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário